COMUNICAÇÃO E RELAÇÕES EM ENFERMAGEM

 

Unidade 1: Processo de Comunicação e seus Tipos (Verbal e Não-Verbal)



1.1. Estudo do Processo da Comunicação

O que é Comunicação?
A palavra “comunicação” vem do latim “comunicar”, que significa compartilhar, participar de algo, tornar comum. A comunicação é essencial para o estabelecimento de uma sociedade, sendo o processo pelo qual as informações são transmitidas entre indivíduos, usando uma linguagem comum.

Importância da Comunicação em Enfermagem
Na enfermagem, uma comunicação clara e eficaz é fundamental para garantir a segurança do paciente, evitar erros e promover um ambiente de confiança.

Componentes da Comunicação

  • Emissor: Quem envia a mensagem.
  • Receptor: Quem recebe uma mensagem.
  • Mensagem: Informação transmitida.
  • Canal: Meio pelo qual a mensagem é transmitida (verbal, escrita, não-verbal).
  • Feedback: Resposta do receptor ao emissor.

O emissor é quem tem algo a ser dito sobre determinado assunto (a mensagem ). Ele precisa pensar na melhor forma de dizer, isto é, na decisão , e na maneira de enviar, ou seja, no canal . Assim, a mensagem chegará ao receptor , que, por sua vez, reagirá e terá uma resposta.

 

1.2. Elementos da Comunicação e Suas Barreiras

Elementos da Comunicação

  • Contexto: Ambiente em que a comunicação ocorre.
  • Código: Linguagem utilizada para transmitir a mensagem.

Modos de Comunicação

  • Confirmação: Aceitação do conteúdo da mensagem e transmissão dessa acessível ao outro.

  • Negação: Não é permitido o conteúdo transmitido.

  • Desconfirmação: Desconsideração do conteúdo da mensagem.

  • Mensagem Dupla: Incongruência entre comunicação verbal e não verbal.

Exemplos práticos dos Modos de Comunicação

  1. Confirmação

Exemplo: Uma paciente comenta: "Eu segui exatamente o que você me explicou sobre o uso do inalador, e estou me sentindo melhor."

Resposta da Enfermeira: "Fico feliz em saber que as orientações ajudaram. Você está fazendo um ótimo trabalho em seguir o tratamento."

Explicação: Aqui, uma enfermeira confirma que as ações do paciente estão corretas e confirmam seu esforço, reforçando a confiança no tratamento.

  1. Negação

Exemplo: Um paciente diz: "Eu entendi perfeitamente como aplicar a insulina."

Resposta da Enfermeira: "Você fez um ótimo trabalho até agora, mas só quero rever a técnica com você para garantir que tudo esteja certo e evitar qualquer erro."

Explicação: A enfermeira verifica o esforço do paciente, mas gentilmente corrige ou revisa a técnica para garantir que a aplicação da insulina seja feita corretamente, evitando mal-entendidos ou erros.

  1. Desconfirmação

Exemplo: Uma paciente comenta: "Estou me sentindo muito melhor desde que voltei para casa."

Resposta da Enfermeira: "Se você realmente estava bem, não teria preciso voltar ao hospital tão cedo."

Explicação: A enfermeira desconsidera o que um paciente está contando e invalida sua experiência, o que pode prejudicar a confiança e a relação terapêutica.

  1. Dupla Mensagem

Exemplo: Um paciente que não recebe visitas diz: "Ninguém me ama, nem minha família vem me ver."

Resposta da Enfermeira: "Claro que todos te amam!" (mas ela continua sem dar atenção ao paciente e se afasta rapidamente).

Explicação: A fala da enfermeira contradiz suas ações. Ela diz que o paciente é amado, mas não demonstra isso em suas atitudes, o que pode criar uma confusão emocional no paciente e enfraquecer a confiança.

 

Barreiras de Comunicação

  • Físicas: Déficit auditivo ou visual.
  • Psicológicas: Timidez, alterações do pensamento.
  • Sociais: Status, carga hierárquica.
  • Culturais: Nacionalidade, idioma.
  • De Gênero: Diferenças entre masculino e feminino.
  • De Idade: Ser criança ou idoso.

Comunicação Terapêutica
A comunicação terapêutica é aquela estabelecida entre enfermeiro e paciente, com o objetivo de promover um diálogo eficaz e possibilitar a resolução de problemas, sempre mudando o bem-estar do paciente.

 

 

1.3. Tipos de Comunicação: Verbal, Não-Verbal e Paraverbal

Comunicação Verbal

  • Definição: Uso de palavras, faladas ou escritas, para transmitir uma mensagem.
  • Importância: Essencial na enfermagem para transmitir informações claras e precisas.
  • Elementos: Clareza, adequação ao público, coerência e reprodução.

Comunicação Não Verbal

  • Definição: Transmissão de mensagens sem uso de palavras (expressões visuais, gestos, postura corporal).
  • Importância: Reforça ou contradiz a mensagem verbal.
  • Elementos: Expressões visuais, gestos, postura corporal, contato visual, proximidade.

Comunicação Paraverbal

  • Definição: Elementos vocais que acompanham a fala, como tom de voz, ritmo, entonação e volume.
  • Importância: Influencia a forma como a mensagem é percebida.
  • Elementos: Tom de voz, ritmo e velocidade, entonação, volume, pausas.

Ruído na comunicação refere-se a qualquer interferência que distorce, interrompeu ou obscureceu a mensagem transmitida, impedindo que o receptor entenda claramente. Ele pode ocorrer de diversas formas e pode ser tanto físico quanto psicológico.

Exemplos de Ruído na Comunicação:

  1. Ruído Físico

Exemplo: Durante uma consulta, uma enfermeira está explicando a um paciente como tomar um remédio, mas há muito barulho de construção do lado de fora da sala. O paciente tem dificuldade em ouvir e entender as instruções.

Impacto: O barulho externo dificulta que o paciente compreenda completamente as orientações, o que pode levar a erros na administração do medicamento.

  1. Ruído Psicológico

Exemplo: Um paciente está preocupado com o diagnóstico recente e, enquanto a enfermeira explica o plano de tratamento, o paciente está tão ansioso que não consegue se concentrar nas informações.

Impacto: A preocupação e a ansiedade do paciente funcionam como ruído interno, prejudicando sua capacidade de ouvir e processar as informações fornecidas pela enfermeira.

  1. Ruído Semântico

Exemplo: Uma enfermeira usa termos técnicos e médicos complicados para falar com um paciente sobre seu tratamento. O paciente não entende completamente as palavras, mas não pede esclarecimentos.

Impacto: A linguagem técnica cria uma barreira de compreensão, o que pode resultar em mal-entendidos sobre o tratamento, impactando melhorias na adesão do paciente.

  1. Ruído Cultural

Exemplo: Uma enfermeira fala rapidamente com um paciente cuja língua materna não é o português, sem considerar as diferenças culturais na comunicação.

Impacto: As diferenças culturais e linguísticas podem causar confusão ou mal-entendidos, dificultando a comunicação clara e eficaz entre a enfermeira e o paciente.

Como Minimizar o Ruído na Comunicação:

  • Ambiente: Escolha um local tranquilo e seguro para a comunicação, longe de distrações e barulhos externos.
  • Clareza: Usar uma linguagem simples e acessível, evitando termos técnicos sem explicação.
  • Empatia: Considerar o estado emocional e psicológico do receptor, oferecendo apoio e esclarecendo dúvidas.
  • Feedback: Pedir ao receptor para repetir ou parafrasear a mensagem recebida, garantindo que a comunicação foi clara.

Reduzir o ruído na comunicação é fundamental para garantir que as informações sejam transmitidas e compreendidas corretamente, especialmente em ambientes de saúde onde a clareza é crucial para o bem-estar do paciente.



UNIDADE 2: RELACIONAMENTO INTRA E INTERPESSOAL


2.1 Relacionamento Intra e Interpessoal

Definição:

  • Relacionamento Intrapessoal: Consulte-se à relação que temos conosco mesmos. Inclui a forma como percebemos nossos próprios pensamentos, sentimentos e atitudes. É fundamental para o desenvolvimento da autoconfiança e da autorregulação emocional.
  • Relacionamento Interpessoal: Envolver nossas interações com outras pessoas. Inclui a maneira como comunicamos e recebemos informações, como estabelecemos conexões e como colaboramos com colegas, pacientes e familiares. É crucial para a construção de um ambiente de trabalho colaborativo e para o atendimento eficaz ao paciente.

Importância:

  • Intrapessoal: O autocuidado e a autorreflexão ajudam os profissionais de enfermagem a manterem sua saúde mental e emocional, evitando o esgotamento e promovendo um atendimento mais empático e eficaz.
  • Interpessoal: Relações interpessoais saudáveis ​​entre colegas e com os pacientes são essenciais para um ambiente de trabalho positivo e para a qualidade do cuidado prestado. A comunicação eficaz e a colaboração são fundamentais para a resolução de problemas e para a construção de equipes coesas.

2.2 Relacionamento Intrapessoal

Autoavaliação:

  • Definição: Refere-se à capacidade de reflexão sobre nossos próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos. Permitir o reconhecimento de nossos pontos fortes e áreas para melhoria.
  • Importância: Ajuda a aumentar a autoconfiança e a autocompreensão, essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional.

Autocontrole:

  • Definição: Capacidade de gerenciamento de emoções e reações de forma que sejam cumpridas e produtivas.
  • Importância: O autocontrole é crucial para manter a calma em situações estressantes e para lidar com conflitos de maneira construtiva, o que é especialmente importante na prática de enfermagem, onde situações desafiadoras são comuns.

Exemplo Prático:

  • Técnicas de Autoavaliação: Manter um diário reflexivo onde anota os próprios sentimentos e reações após eventos importantes no trabalho. Reavaliar periodicamente essas anotações para identificar padrões e áreas de desenvolvimento.
  • Exercício de Autocontrole: Praticar técnicas de respiração profunda e mindfulness para controlar o estresse e as emoções durante situações desafiadoras.

2.3 Relacionamento Interpessoal

Empatia:

  • Definição: Capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos de outra pessoa. Envolva se colocar no lugar do outro e responda de maneira especial às suas necessidades.
  • Importância: A empatia é fundamental para estabelecer relações de confiança e para fornecer um atendimento centrado no paciente. Permite que os profissionais de enfermagem compreendam melhor as preocupações dos pacientes e ajustem seu cuidado de acordo.

Escuta Ativa:

  • Definição: Envolvimento total na comunicação com o outro, incluindo a atenção completa ao que está sendo enviado, a interpretação correta das mensagens e a resposta adequada.
  • Importância: A escuta ativa ajuda a evitar mal-entendidos e a construir relações de respeito mútuo. É uma habilidade essencial para a comunicação eficaz com pacientes e colegas.

Exemplo Prático:

  • Empatia: Participar de uma atividade em que se deve ouvir uma experiência pessoal de um colega e depois refletir sobre os sentimentos e perspectivas que foram compartilhados.
  • Escuta Ativa: Realizar um exercício de diálogo onde um aluno fala sobre uma situação desafiadora e o outro ouvinte pratica a escuta ativa, fazendo perguntas esclarecedoras e resumindo o que foi dito para garantir a compreensão.

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